Funções inorgânicas – Como funcionam?

 

A química inorgânica é o estudo dos elementos químicos que não possui carbono, mas possuem todos as outras substâncias da química, é dividida em 4 principais substâncias, base, ácido, sais e óxidos.


No início do seu estudo no século XVII, definia-se química inorgânica o estudo dos compostos que eram derivados de origem mineral e a química orgânica estudava os compostos de origem animal e vegetal.


As características das suas funções, base, ácido, sais e óxidos tem por semelhança o fato de apresentarem propriedades parecidas na sua composição química. Veja abaixo o conceito de suas funções.



Base


É quando ocorre a dissociação iônica ao encontro da substância com a água, ao acontecer esse contato a base libera íons negativos. Possui um forte sabor adstringente e amargo, podemos encontrar com o nome comercial de hidróxido em produtos como soda cáustica (NaOH) produto utilizado para desentupir ralos, no leite de magnésia (Mg(OH)2) um diurético, também encontramos a presença de hidróxidos em diversos produtos em casa como o sabonete, detergente, e a amônia usada para colorir os cabelos.  

Ácido

Uma das características marcantes do ácido é o seu sabor azedo, como o vinagre (CH3COOH) e o limão (C6H8O7), em contato com a água ocorre o transporte de eletricidade, por causa dos desdobramentos de íons.
A comunicação do ácido com a base ocorre a reação de neutralização, se transformando em sais e águas. Encontramos o ácido nos refrigerantes e frutas como maça.


Sais

Possui como uma característica a espuma formada em contato com a água que ocorre por causa de uma corrente elétrica enquanto estão se dissolvendo. Seu sabor é salgado é encontrado no nosso sal de cozinha, no bicarbonato de sódio(NaHCO3) e em remédios para problemas gástricos.


Óxido


É uma substância que possui dois elementos, sempre o oxigênio combinado a um outro elemento, conhecido como composto binário, seu sabor é ácido e amargo, sua presença em casa se encontra na ferrugem, da oxidação do ferro(óxido de ferro III), alvejantes e água-oxigenada utilizada na descoloração de pelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *