Tratando de forma coloquial um “mito” é algo que é falso, mas muitas vezes aceito como verdadeiro. Mas isto é completamente separado do significado original, uma história sagrada.

Em relação aos exemplos que você deu, se eles são mitos ou não, não tem nada a ver com se os seres ou eventos extraordinários realmente aconteceram. Histórias que são inteiramente ligadas à terra (se você quiser) podem ser mitos, embora seja verdade que elementos extraordinários são geralmente encontrados lá para significar que os eventos transcendem o espaço e o tempo normais. O que faz de algo um mito, pelo contrário, é que é uma história que transmite um sentido transcendente ou unificador especialmente dentro de uma comunidade.

Nesse sentido, se removêssemos todos os chamados elementos “sobrenaturais” da vida de Buda, ainda seria um mito e ainda encarnar os estágios do mito do herói clássico. Milagres e magia tornam tudo mais divertido, fazendo com que os mitos se tornassem algo complexo como num verdadeiro conto de fadas, histórias complexas com começo, meio fim e muito mais do que um enredo simples com moral, como uma fábula. Mas isso não muda o significado do mito.

Portanto,  mitos são histórias que são contadas e recontadas por séculos até que perdem o sentido da história de uma pessoa, e se tornam universais. Eles não se propuseram conscientemente a ser qualquer coisa, eles crescem em seu próprio significado. Porque suas origens são perdidas no tempo, elas nunca são ouvidas pela primeira vez; elas são parte de um tecido de cultura, sempre lá, permeando-o em História, ritual, imagem, embutido nos fundamentos da linguagem.

Tolkein sabia disso, e foi por isso que ele começou por criar linguagem, então encontrou histórias para contar nessas línguas. Por que é que quando as pessoas vêem algo como Aragorn sendo feito rei, é um momento tão emocional e poderoso: mas nós acreditamos na democracia? O mito está a contactar algo mais profundo, mais primitivo do que podemos alcançar com a nossa mente racional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *